A importância da advocacia preventiva para a contabilidade

Cada vez mais, os clientes desejam ser “abraçados” pelos escritórios de contabilidade, ou seja, ter suas demandas atendidas, mesmo que isso extrapole o escopo desses prestadores de serviço.

Quer saber como a advocacia preventiva pode auxiliar nesse contexto? Acompanhe meu artigo até o fim!

A advocacia preventiva é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades econômicas e perenidade dos negócios. Porém, muitas organizações ainda não reconhecem seu papel estratégico nas tomadas de decisão.

Por outro lado, empreendedores tendem a recorrer aos seus escritórios de contabilidade para resolver demandas que vão além de seu escopo. Nesse sentido, convém aos contadores disporem de parcerias sólidas na área jurídica, a fim de mitigar riscos para as empresas contratantes.

Pensando nisso preparei este artigo, com o objetivo de abordar a importância da advocacia preventiva para a contabilidade. Para elaborar meu texto, entrevistei dois contadores parceiros: Leonardo Franchi, sócio-diretor da Jaguar Assessoria Contábil, e Luís Monteiro, sócio da R. Monteiro Contabilidade Digital. Acompanhe este conteúdo.

Por que os escritórios de contabilidade devem ter parceiros do setor jurídico?

Entendo que, cada vez mais, os clientes desejam ser “abraçados” por seus prestadores de serviço. Isso significa que, ao contratar um serviço, sua expectativa vai além da solicitação que fizeram.

Desse modo, os escritórios de contabilidade, muitas vezes, identificam demandas que não são sua especialidade e devem orientar seus clientes na busca por uma solução para controlar riscos.

De acordo com o contador Leonardo Franchi, esse é o caso dos clientes que desejam expandir seu negócio, montando uma franquia, e empresários que precisam de assessoria em questões trabalhistas. 

“Nosso departamento fiscal também funciona em parceria com o escritório de advocacia porque, muitas vezes, é necessário fazer um planejamento tributário ou pode haver restituição de um imposto pago indevidamente”, acrescenta.

Luís Monteiro também ressalta a importância de uma parceria jurídica para o escritório de contabilidade. 

“É uma oportunidade bem interessante porque oferecemos para o nosso cliente uma solução mais ampla. Além de contabilidade, gestão de tributos, folha de pagamento, que fazemos rotineiramente, conseguimos assessorar o empreendedor em outras áreas, que são correlatas e tão importantes quanto”, explica.

Leonardo destaca o acordo de acionistas como um exemplo de serviço essencial para as empresas e executado por escritórios de advocacia.  

“Quando um cliente chega para abrir um negócio, realizamos o processo de constituição da empresa e, muitas vezes, ele não tem o acordo de acionistas definido, o que é importante para o negócio crescer com mais estrutura, evitando problemas futuros”.

Outro aspecto importante, segundo Luís, é efetivar contratos de prestação de serviços para que a empresa fique mais segura. Além disso, ele recomenda contratar um escritório de advocacia para a estruturação dos holdings familiares.

“Nossos clientes correm riscos inerentes à própria atividade empresarial e a holding é uma maneira de proteger seu patrimônio. Então, constituímos uma holding familiar com um contrato elaborado pelo escritório de advocacia e além de proteger o patrimônio do cliente, oportuniza algumas vantagens tributárias”.

Conclusão

Neste artigo, mostrei porque é aconselhável que os escritórios de contabilidade contem com parceiros do setor jurídico. Se você conhece algum contador, compartilhe este texto com  ele.

Leia mais

Holdings familiares: qual é o papel desse instrumento societário?

LGPD: um grande avanço para a proteção de crianças e adolescentes

Golpes virtuais, infelizmente, são cada vez mais recorrentes, conheça as fraudes que ocorrem com frequência e maneiras de evitar esses crimes