Por que a proximidade entre contadores e advogados é vantajosa para as empresas?

Muitas vezes, os clientes solicitam aos seus contadores serviços que deveriam ser realizados por um advogado, o que gera sobrecarga aos escritórios de contabilidade. 

Atualmente, o nível de exigência e complexidade do mercado, impõe às empresas, de diferentes portes e segmentos, o trabalho especializado em áreas chaves. Estas atividades podem abranger a esfera de recursos humanos, marketing, finanças e, em especial, exige uma assessoria contábil preparada e atualizada, além de visão jurídica igualmente sintonizada com as demandas e perfil da gestão.

Por isso, as organizações precisam contar com escritórios de contabilidade e de advocacia para garantir um crescimento sustentável, pois há imbricada complementaridade nestas duas frentes de especialidades, quando se busca ter um olhar claro para riscos e para uma gestão preocupada com a perenidade e futuro da companhia.

É comum que os clientes das assessorias contábeis entendam que os assuntos jurídicos devem ser atendidos por esta área e, atender tais demandas pode fugir do escopo de trabalho dos escritórios de contabilidade. Nesse sentido, a proximidade entre profissionais do Direito e da área Contábil se mostram fundamentais. Pensando nisso, preparei este artigo para abordar o tema. Continue acompanhando.

Benefícios da parceria entre contadores e advogados

A proximidade e confiança entre contadores e advogados proporciona uma série de benefícios para os profissionais e as empresas clientes de ambos. Vejo como as principais:

  • Escritórios de contabilidade que possuem proximidade com advogados especializados podem ter acesso a conteúdos sobre mudanças legislativas e decisões judiciais aplicadas a aspectos fiscais e contábeis, mantendo-se informados e atualizados.
  • Realizar serviços inerentes ao Direito implica em riscos para os contadores e seus clientes, podendo trazer prejuízos às empresas e impactar negativamente na reputação do escritório de contabilidade. Com o apoio de um advogado especialista, esses riscos são mitigados.
  • Ao absorver demandas do segmento jurídico, os contadores perdem um tempo que poderiam dedicar à sua atividade-fim. Em contrapartida, transferir essas tarefas ao profissional de direito economiza tempo para priorizar seu core business.
  • Contar com um parceiro da área jurídica também favorece a imagem do escritório de contabilidade, que consegue transmitir mais confiança aos seus clientes, mostrando que conhece suas responsabilidades e possui aliança sólida com profissionais que podem otimizar o seu trabalho.
  • Outro importante benefício para os contadores que possuem parceria com escritórios de advocacia é que eles não precisam mais realizar serviços extras não remunerados, o que acontece com frequência.
  • Esse tipo de parceria não implica em custos para os profissionais de ambas as áreas;
  • Por fim, uma aliança como a que defendo neste artigo facilita o trabalho de advogados e contadores ao conectar essas duas profissões.

Conclusão

Neste artigo, mostrei porque é vantajoso para os escritórios de contabilidade ter proximidade e confiança em um profissional do Direito que seja especializado. Se você acredita que este conteúdo é relevante, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.

LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA:

LITÍGIO SOCIETÁRIO: ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA PARA TODAS AS PARTES AFETADAS

LGPD: UM GRANDE AVANÇO PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A ADVOCACIA EMPRESARIAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA