Advogados como conselheiros administrativos: qual é a importância?

Organizações de todos os portes e segmentos devem contar com apoio jurídico para realizar suas operações, pois isso permite prevenir riscos e ganhar competitividade. Saiba mais!

Nossa experiência como profissional de Direito nos mostrou que, cada vez mais, os advogados têm ocupado uma posição estratégica dentro das empresas, assumindo funções diversas no contexto corporativo.

Hoje, encontramos muitos advogados oferecendo suporte às organizações em assuntos relacionados à compliance, relações governamentais, riscos e governança corporativa, entre inúmeros outros.

Ainda assim, existem poucos profissionais de direito participando de conselhos de administração, o que nos leva a questionar por que isso acontece. Pensando nisso, preparei este artigo, a fim de abordar o papel do advogado como conselheiros da administração. Continue acompanhando meu texto até o fim. 

Por que existem poucos advogados nos conselhos de administração?

Existem alguns fatores que explicam essa realidade. Em primeiro lugar, os conselhos de administração geralmente são formados por executivos com perfil empresarial, afinal, acredita-se que é necessário entender de negócios e finanças para ocupar a posição de conselheiro.

Além disso, os conselheiros costumam ser indicados por outros conselheiros, que possuem perfil semelhante, sendo raro um recrutamento profissional e imparcial.

Em contrapartida, empresas de todos os portes e segmentos podem contar com seus advogados para atuar como conselheiros dos negócios. No próximo tópico, explico como esses advogados atuam enquanto conselheiros. 

Qual é o papel dos advogados enquanto conselheiros?

Nos últimos anos, os advogados desenvolveram várias habilidades associadas à área de negócios, dentre elas, competências relacionadas à gestão de projetos e pessoas, contabilidade e finanças.

Desse modo, é possível afirmar que grande parte dos profissionais com essa formação está capacitada para atuar como conselheiro. 

Além disso, um advogado pode efetuar um acompanhamento jurídico apropriado à empresa, possibilitando que esta reduza custos e conquiste vantagens competitivas.

Uma das funções dos advogados no ambiente empresarial é atuar de modo preventivo, reduzindo riscos, encontrando um equilíbrio entre os interesses dos acionistas, realizando um planejamento tributário adequado e prevenindo riscos fiscais e ambientais. Por isso, é essencial que as empresas contem com assessoria jurídica para executar suas operações.

Conclusão

Neste artigo, mostramos a função estratégica ocupada por advogados enquanto conselheiros das organizações. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema. 

LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA

Crianças e adolescentes on-line: por que é importante regular a comunicação com esse público?

Aspectos fundamentais da LGPD na contratação de fornecedores