Sobrecarga de dados dificulta decisões empresariais

Com o número de dados se multiplicando diariamente, as decisões empresariais tendem a ficar mais complexas, gerando dilemas que podem ser resolvidos com o apoio da tecnologia.

Porém, é preciso ter discernimento para traduzir dados em informações e transformá-las em conhecimento. Saiba mais!

Lidar com o excesso de dados utilizados para embasar decisões é um dos desafios enfrentados pelos líderes empresariais na atualidade. É o que indica o estudo How Data Overload Creates Decision Distress. Decision Dilemma Global Study, realizado pela Oracle em janeiro de 2023.

De acordo com esse levantamento, as decisões que precisam ser tomadas todos os dias vêm multiplicando e se tornando mais complexas devido à grande quantidade de dados envolvidos, o que gera impactos sobre o bem-estar dos tomadores de decisão.

Além disso, 59% dos entrevistados afirmaram que não sabem que decisão tomar ao menos uma vez por dia, e 73% disseram que a falta de confiança nos dados os impede de tomarem decisões. Continue lendo este artigo e entenda o papel da tecnologia e da interpretação humana nesse contexto.

Robôs auxiliam humanos na análise de dados, mas não em decisões estratégicas

Diante da sobrecarga de dados, a tecnologia surge como um importante apoio nas decisões estratégicas, desde que as pessoas que a utilizam tenham o discernimento necessário para avaliar essas informações e transformá-las em conhecimento.

Ademais, para não chegar a resultados incorretos, é preciso contar com uma base de dados confiável, ser capacitado para interpretar as informações disponibilizadas pela tecnologia e manter-se atento com relação ao seu uso.

Também é essencial levar em consideração que os sistemas de inteligência artificial não possuem a capacidade de interpretação humana, sendo assim, não convém atribuir decisões complexas a robôs.

Ainda, deve-se evitar conclusões precipitadas, que considerem racional toda e qualquer decisão baseada em dados, uma vez que essas informações dependem sempre de interpretações que envolvem subjetividade.

De acordo com o próprio presidente da Oracle no Brasil, Alexandre Maioral, os dados precisam estar bem-estruturados para serem confiáveis e não causarem problemas, de forma que é possível automatizar tarefas operacionais, mas não decisões estratégicas.

Ou seja, a tecnologia pode apoiar as decisões empresariais, mas as decisões importantes jamais devem ser delegadas às máquinas.

Conclusão

Neste artigo, você viu que a tecnologia pode amparar a decisão empresarial, desde que submetida ao julgamento humano. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.

LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA

Holdings familiares: qual é o papel desse instrumento societário?

LGPD: um grande avanço para a proteção de crianças e adolescentes

Golpes virtuais, infelizmente, são cada vez mais recorrentes, conheça as fraudes que ocorrem com frequência e maneiras de evitar esses crimes